Fundado em 18/09/2009. Organização sem fins lucrativos, em D'us, Nós Confiamos.

   +55  11 4164-6282  Av. Inocêncio Seráfico, 1623 - Carapicuíba - SP - CEP: 06380-021

HomeSobre o GOMB

Sobre o GOMB

O Grande Oriente Maçônico do Brasil (GOMB) foi fundado, oficialmente, em 18 de setembro de 2009, no Oriente de São Paulo.

A história de seu nascimento começa com a formação de uma loja composta por 22 obreiros em busca de uma maçonaria pura, justa e perfeita, alicerçada nos mais antigos e imutáveis rituais nela contidos.

A partir desta data, esses nobres e estudiosos obreiros buscaram o devido conhecimento no seio da maçonaria universal, direcionando-se, exclusivamente, à dedicação litúrgica dos mais altos graus da maçonaria especulativa, com apenas um único propósito: tornarem-se multiplicadores dos ensinamentos colhidos.

Desde então, o GOMB, obediência masculina, regular passou pelo reconhecimento da Grande Oriente da França – sendo esta a obediência mais antiga em seu propósito universal e responsável pela peregrinação da ordem ao Brasil em meados do século XVII.

A primeira referência à uma loja maçônica brasileira foi feita no Estado da Bahia, em 1797, em uma fragata francesa denominada La Preneuse.

Sua loja foi denominada Cavaleiros da Luz, que, posterior, fora transferida para Salvador.

Porém, a primeira loja regular brasileira foi a “Reunião”, sendo fundada em 1801, na cidade do Rio de Janeiro, filiada e subordinada ao Oriente da Ilha de France, “Ille de France”, antigo nome da Ilha Maurício, pertencente à época ao país da França, atualmente britânica.

Anos após, os mesmos – desejando propagar a verdadeira doutrina maçônica em nosso país -, nomearam três delegados com plenos poderes, sendo criadas as lojas regulares, constância e filantropia.

Partindo desde princípio, o Grande Oriente Maçônico do Brasil, hoje atuante em todos os estados de nosso país, propaga na sociedade os frutos anteriormente colhidos por nossos respeitosos primórdios obreiros, espalhando a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade de uma forma filosófica e filantrópica, sempre com o objetivo do bem comum maior, ou seja, a multiplicação do ser livre e de bons costumes.

GOMB, Grande Oriente Maçônico do Brasil, em Deus, nós, confiamos!

CAMINHO PARA A MUDANÇA

pronto para alcançar novas alturas? Vamos lá, juntos somos mais fortes

A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros.