ORDENS PARAMAÇÔNICAS

CAVALEIROS DA JUVENTUDE

Após muita luta e conversas para desenvolver um trabalho sério com os jovens, em 19 de março de 2017 funda-se a ideia de montar um novo sistema, com metodologia e práticas voltadas às ordens de cavaleiros, pouco diferente dos sistemas atuais, mas com uma proposta objetiva e clara de se formar líderes na juventude.

 

Os irmãos responsáveis por elaborar o material ritualístico e didático se aprofundaram nas lendas dos Templários e elegeram como personagem central da organização o Cavaleiro Hugo de Payens (1070-1136) um fidalgo francês da região de Champanhe que foi o Mestre e Fundador da Ordem dos Templários.

 

No dia 12 de julho de 2017, nasce a OPCJ – Ordem Paramaçônica Cavaleiros da Juventude, para trabalhar com jovens entre 12 e 21 anos.

 

Será conhecida por ensinar os seus membros como serem bons cidadãos, valorizando a Ética, trabalhará com três graus e já inicia um Capítulo em Campinas e logo estará em todas as nossas regionais.

 

A OPCJ tem estrutura própria, mas está diretamente ligada a Suprema Grande Capela de Jerusalém para servir de estrutura administrativa.

ORDEM PARAMAÇÔNICA RAIO DE LUZ

O QUE É A OPRL?

 

A Ordem Paramaçônica Raio de Luz para Meninas é uma organização dedicada à edificação do caráter das adolescentes através dos preceitos: Amor ao lar, à família e ao próximo; Crença na existência de Deus; Pespeito para com a natureza; Crença na imortalidade da alma; Fidelidade e dignidade de caráter; Patriotismo e amor pelo país; Liderança efetiva; Serviço em prol da humanidade e da comunidade.

 

ORDEM PARAMAÇÔNICA RAIO DE LUZ

QUAL É O SEU OBJETIVO?

Seu objetivo é criar líderes e desenvolver o caráter individual. Através de regras e exemplos, continuamente enfatiza-se a cada menina as lições ensinadas através das boas condutas.

 

Nossa Ordem foi baseada na história de Noé, que está em Gênesis 9, na Bíblia Sagrada. Lá é contado o motivo de o arco-íris aparecer no céu, depois de forte chuva.

 

As cores do arco-íris representam as sete virtudes que uma menina deve ter. São elas: Amor, Religião, Natureza, Imortalidade, Fidelidade, Patriotismo e Serviço.

 

A OPRL pode ser patrocinada por uma ou mais Lojas Maçônicas, assim como a OPCJ.

A FRATERNIDADE FEMININA não é uma “maçonaria feminina”, mas sim uma organização para-maçônica, com personalidade própria, estatuto, e ideário dos mais sublimes.

Normalmente as Fraternidades são formadas por esposas de maçons, chamadas por nós de “cunhadas”, sobrinhas e parentes de maçons. Senhoras e moças do convívio de maçons também podem se integrar.

 

A organização das Fraternidades Femininas tem sua representatividade em todos os níveis, a exemplo das Lojas Maçônicas, assim, existe uma organização Nacional, Estadual, Regional e Local (de cada Loja).

 

A Diretoria Nacional, as Diretorias Estaduais e os Grão-Mestres Estaduais, estão desenvolvendo todo o apoio necessário para o fortalecimento das Fraternidades Femininas.

 

Entende-se que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres.

 

Elas são instrumentos de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.

 

Então, ao cadastrar a sua Fraternidade, emitir o seu relatório, pode-se identificar e somar toda a atividade feminina para maçônica do país, pleiteando novos apoios.

 

As atividades femininas numa Loja Maçônica conscientizam os maçons do papel da mulher na educação, saúde, união e presença cristã em nossos lares.

 

Então, nós maçons, devemos incentivar nossas mulheres a organizar a Fraternidade.

 

Feminina dentro de uma Loja Maçônica, sempre apoiada e em consonância com o Venerável e os membros do Quadro, passando a dar suporte e motivação ao trabalho das causas sociais, como, Maçonaria Contra as Drogas, assistência social e beneficência.

 

OBJETIVOS:
A Fraternidade Feminina Acácias tem por objetivo:

 

I – Desenvolver trabalhos de natureza cultural, promovendo debates, encontros, seminários, conferências e outros eventos que valorizem a participação da mulher na comunidade social;

 

II – Desenvolver outras atividades de caráter social, cultural, bem como cívicas e filantrópicas;

 

III – Coadjuvar e apoiar atividades sociais, culturais e filantrópicas de entidades congêneres, particularmente da Ação Para maçônica Juvenil;

 

IV – Promover, por todos os meios a seu alcance, o bem-estar da família das associadas, incentivando sua integração na comunidade;

 

V – Apresentar ao Grande Oriente Maçônico do Brasil, por meio das Lojas Federadas, propostas de efetiva participação da Fraternidade Feminina nas atividades comunitárias em comum com os obreiros;

 

VI – Estimular a prática da fraternidade entre as famílias associadas, dando ênfase às famílias dos maçons falecidos e inválidos, por meio de encontros, certames e visitas.

 

Princípios GERAIS A Fraternidade Feminina Acácias tem por princípios gerais:

 

I – A defesa dos deveres básicos de amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria, cumprimento da lei e dedicação à comunidade;

 

II – O trabalho nobre e dignificante, como direito inalienável;

 

III – A livre manifestação do pensamento e a prática da tolerância, princípios basilares das relações humanas, respeitadas as ideologias e a dignidade de cada uma;

 

IV – A promoção do reconhecimento e das prerrogativas relativas aos direitos universais da mulher.